Vidança

Expandindo criações, impulsionando sonhos

A história da Associação Vidança se mistura com a trajetória de sua atual presidente, a professora, bailarina e coreógrafa Anália Timbó, que teve sua formação junto a uma iniciativa pioneira de ensino da dança para classes populares, em 1974, na Escola de Dança do SESI (Serviço Social da Indústria) da Barra do Ceará, bairro onde residia com seus pais. Em 1979, Anália assume como professora na Escola de Dança do SESI e dá início a um trabalho com crianças e adolescentes filhos e filhas de operários, em geral da comunidade. Em 1981, Anália cria o Grupo Vidança, hoje Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará.

Nossa missão

Trabalhar com classes populares, priorizando ações formativas em arte, voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social.

Nossos objetivos

Proporcionar o estudo da Dança como linguagem e possibilidade expressiva e profissional a crianças e adolescentes do Bairro da Vila Velha.

Nesse universo em que afeto e profissionalismo são matéria de vida, bailarinos e bailarinas encenam suas criações por meio de espetáculos e criam ambiência para novas formas de gestar o pensamento e a existência. É fundamentalmente a conquista da liberdade e da possibilidade de subverter a realidade social difícil e opressora da periferia de Fortaleza. Levando em conta a complexidade biopsicossocial e espiritual dos educandos, o objetivo do trabalho é tencionar as determinantes sociais que causam e mantém esse status quo de miséria social. Dançar é sonhar e se fortalecer para construir situações de luta e possibilidades, mesmo em meio a contextos tão adversos. O mais importante ensinado no movimento do corpo é o movimento da vida.

Construindo suas histórias pessoais como artistas, os bailarinos e bailarinas da Vidança vêm expandindo suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo em que impulsionam os sonhos das crianças do bairro da Vila Velha, como também os bairros vizinhos Jardim Iracema e Goiabeiras. Esta ação dá continuidade ao trabalho que durante trinta e cinco anos a Cia. Vidança realiza com as crianças e adolescentes residentes nos arredores do SESI na Barra do Ceará.

  • BALLET 

    Proporcionamos a aquisição do saber sistematizado em Dança.

  • Criação

    Buscar no manancial da cultura local, expresso nas danças dramáticas e nos ritos populares.

  • DANÇa CONTEMPORÂNEA

    Alargar as possibilidades expressivas e as singularidades de cada pessoa.

Nossos Principais PrOGRAMAS

  • Escola de Artes e Oficios Vidança
  • Companhia Vidança
  • Tambatuque do Vidança
  • Percussão & Carpintaria
  • Biblioteca Comunitária
  • Contação de Histórias
  • Cortejo nas ruas da comunidade
  • Retalhos da Vida/Grupo Intergeracional
  • Núcleo de Formação e Profissionalização Vidança
  • Vidança Novas Mídias

Colaboradores

Ana Carolina dos Santos

Bailarina e Professora de Dança e Percussão

Anália Timbó

Direção Geral

Carlos Freitas

Analista Pedagógico

Elias Silva

Professor e Bailarino

Francisca Mendes

Auxiliar de serviços gerais 

Jeane

Serviços Gerais

João Batista (Mestre Dão)

Professor de Capoeira 

Letícia Viana

Comunicação Social/Marketing

Miriam Gomes

Professora de Corte e Costura

Socorro Timbó

Bailarina e Professora de Ballet Clássico e Contemporâneo

Suzy Gomes

Assistente de Produção 

Vanda Januario

Bailarina, Professora de Dança, Artes VisoManuais e Criações Literárias