Vidança

Crianças aprendem a construir instrumentos de percussão, na Escola e Cia. Vidança

A Associação Vidança - Companhia de Danças do Ceará promove aulas gratuitas de percussão e construção de instrumentos para alunos a partir dos sete anos de idade, no Bairro Vila Velha - Barra do Ceará, em Fortaleza. O objetivo da ação é formar um grupo feminino de percussão, gerando empoderamento às meninas da comunidade através da música, além da dança e outras artes aprendidas na Associação.

‍Foto: Marina Cavalcante | Professora Tay Duarte dá aulas de construção de instrumentos, percussão e danças afro

Desde o final de 2017, o “Tambatuque DasMarias” encontra-se em plena atividade na Associação Vidança. A formação é oferecida gratuitamente aos alunos da instituição, com aulas de ritmo, criação coreográfica e percussão três vezes por semana, além da construção de instrumentos, pelo menos duas vezes ao mês. Nesta semana, as turmas iniciante, intermediário e avançado do Tambatuque dão continuidade aos trabalhos da luthieria, entendendo procedimentos iniciais com corpo e peles dos tambores a serem feitos por eles.

‍Foto: Marina Cavalcante | Alunas do Vidança tocando abês produzidos por elas mesmas.

Entre cabaças, linhas e contas, é pela mão dos próprios alunos que surgem também os novos abês e xequerês a serem incorporados nos ensaios para futuros espetáculos da Companhia Vidança. “Como elas já vêm trabalhando a dança, fica mais fácil delas pegarem os ritmos dos instrumentos. Algumas já estão conseguindo dançar e tocar ao mesmo tempo”, afirma a professora de percussão, Taylhânia Duarte, sobre o progresso das alunas alcançadas pelo projeto.

O Projeto “Tambatuque DasMarias” é realizado com o apoio do Criança Esperança e do Edital Cultura Infância (SECULT-CE) durante o ano de 2018. Com atendimento direto a cerca de 200 pessoas anualmente, entre crianças, jovens e adultos, a Associação Vidança é uma das 80 instituições brasileiras contempladas pelo Criança Esperança em 2018. É a terceira vez que a ONG celebra a parceria, já tendo sido beneficiada também nos anos de 2008 e 2013.